almoço de domingo em paris
ali, do lado direito. em cima do palais de tokio. no caixote chamado nomiya. (vista do flickr)
neste caixote. (visto do meu telefone)
com esta vista, ó.
descendo até à barriga, começando pelos ovos de peixe voador sobre cebola, pelo foie gras (obrigado pelo teu sacrifício, ganso amigo) com rabanetes, tudo passado pelo maçarico, ou pela terrine de sei lá o que, chega-se à comida propriamente dita.
o chefe, cozinhando e conversando ali ao lado da mesa, saca duns filetes de carapaus grelhados com batatas, misturados com folhas de mostarda e tiras dum bacon branco cortado dos quartos traseiros dum porco que vive em sossego algures no norte de itália e fez-me recuperar a fé no vinho branco. num Robert Skalli viognier , de 2007, caso estejam a tomar notas.
o chefe tinha sapatos à enfermeiro. e skalli soa a "caveira" dito em norueguês. skälleh, com o A bem nasal.
chega de corta-sabores, ivan? siga.
dando cor ao copo com o le petit duc também de 2007, do pic saint loup que um dia explicarei porque se chama assim, aparece uma faca mais afiada na mesa para cortar a rodela de vitela rosadinha. não era preciso, a sério. uma colher bastaria e ajudaria a beber o molho de toranja que da carne chegava também aos kumquats caramelizados e tocava ao de leve nos crosnes do japão, nojentos com ar de minhoca e deliciosos. da endívia com gengibre não quero falar, nunca mais. façamos de conta que não existiu.
fiquei cheio. chegando a casa não jantei mais que uma sopa. na sobremesa, os cubos de manga regados com caramelo com manteiga salgada (au beurre salée, para quem alguma vez pôs um pé da bretanha que é mais pequena que a outra grande) e aquela espécie de oreo gigante com mousse redondamente de manga teriam entrado melhor tivesse eu a boca na testa.
o caixote está lá desde julho e até julho. servem 1 almoço e 1 jantar por dia, ambos para 12 pessoas. os bilhetes estão à venda no site do caixote, ao ritmo de um dia por dia, eu sei a hora exacta a que o link fica activo e vir a paris não é assim tão caro, vá.
do sofá para dormir a sesta após o comer je m'en occupe.
agora cantem todos,
feliz natal para mim, feliz natal para mim, feliz natal para miiiim, feliz natal para mim!
9 comentários:
Não leves a mal, mas acho que faltou um dente de alho algures.
Isso é bom, mas eu cá tenho fish and chips, que é uma coisa que sempre puxa carroça
Não gosto de foie gras...acho que sou ostracizada em França por causa disso!
qto custa?
Aposto que gastaste o teu subsílio de Natal só para fazer um bonito!
partilhei a mesa com uns espanhóis da catalunha, que foram instados pelo chefe a meterem a sua latinicidade no saco e a comerem a vitela mal passada sem resfolegarem.
e dente de alho, não jurando, acho que havia pedaços dele na manteiga que acompanhou o azeite aquando da grelhadela dos carapaus. mas não fazia falta em mais lado nenhum. :)
custa sensivelmente menos de metade do que vale.
très chic!
Enviar um comentário