terça-feira, 15 de dezembro de 2009

tá frio

hoje, dia 15 de dezembro de 2009, há uma diferença de 5 graus entre a temperatura de paris, frança e a de reykjavik, islândia.
e hoje, dia 15 de dezembro de 2009, é paris a cidade mais fria.

porque?
eu explico.
sentem-se, que isto pode demorar.


comecemos.
entre os dias 5 e 7 de outubro de 2009, fez calor para chuchu aqui na europa central. 30 graus num fim de tarde de outubro. em praga, varsóvia, kiev e cidades que tais os records de temperatura arderam. note-se que dia 4 fazia um friozinho normal para a época e que dia 8 tava tudo fresco outra vez.
que se passou?

ora, uma tempestade tropical de nome Grace formada no sítio onde se formam as tempestades tropicais, que é algures ali no meio do oceano, virou à direita em vez de virar à esquerda. e veio para a europa, com o seu arzinho tropicaliente.
olha aí ó, que rumba.



hoje, o problema é mais ou menos o mesmo.

uma ligeira alteração de temperatura das águas do atlântico, daquelas que nem conta para nada nem ninguém liga, empurrou para norte o anticiclone que costuma empurrar os ciclones para nova orleães.

olha aí a carta de hoje.



vêm o A ali em cima, encostado à islândia? o sítio "normal" dele era ali onde está o D mais de cima, o que provocou ali aquela linha grossa que faz o caminho da IP5 entrando por espanha até bordéus e segue depois europa adentro e abriu a porta ao arzinho fresco que vem dos urais. e aqueceu a islândia.


é isso. tá frio pa chuchu.
espero que a cimeira de copenhaga falhe redondamente, qué para não corrermos o risco de deitarmos fora mais 20 anos com um kyoto 2.0.

4 comentários:

m. disse...

tens que fazer e não te apetece? aqui hoje está mais quente, mas amanhã já prometeram que o regabofe acaba.

nuno disse...

achei que era importante partilhar isto agora, durante a cimeira.
é que ciclones na europa é um conceito que mete medo.

O Senhor disse...

és um homem ou um rato?

Ledbetter disse...

Estás mesmo obcecado com o frio